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Temos claramente definido o propósito da iniciativa de Digital Transformation e conhecemos os principais pontos que precisamos atuar para sermos de fato uma empresa preparada para a nova era digital.
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Nosso propósito está documentado e bem difundido para todas as pessoas da equipe.
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Os objetivos e iniciativas de Digital Transformation foram desdobrados até o nível operacional e temos métricas definidas para saber o andamento dos resultados e seus retornos.
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Utilizamos amplamente indicadores, relatórios e dashboards para acompanhar e direcionar os investimentos em inovação dentro da empresa, bem como seu retorno e desvios.
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Nossos executivos demonstram claramente interesse em Digital Transformation e acreditam amplamente que este é um diferencial competitivo.
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A alta direção da empresa comunica que a jornada de Digital Transformation é a iniciativa mais importante na empresa.
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Os executivos possuem uma visão clara de onde querem chegar e tomam decisões com base em fatos e dados.
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Em projetos prioritários, a alta direção participa ativamente no dia-a-dia, acompanhando e decidindo com celeridade os rumos do projeto quando há obstáculos e barreiras a serem rompidas.
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Digital Transformation é um tema recorrente dentro da empresa entre as áreas de negócios, não somente assunto do departamento de tecnologia.
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Entendo que Digital Literacy é uma das competências essenciais para participar plenamente na sociedade do conhecimento em que todos vivemos hoje.
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A maioria dos colaboradores tem as habilidades necessárias para viver, aprender e trabalhar em uma sociedade onde a comunicação e o acesso à informação são cada vez mais por meio de tecnologias digitais.
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As áreas de negócios tem o conhecimento do impacto que a Digital Transformation pode trazer para os resultados da empresa.
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Tenho conhecimento profundo do conceito de CX, já implementei estratégias para aumentar a satisfação de clientes e participei de projetos de implantação de ferramentas de automação para relacionamento com clientes.
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Nossos processos foram estruturados pensando na jornada do cliente e todas as áreas possuem autoridade para se anteciparem à alguma demanda do cliente que esteja fora do processo.
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Todos os processos de marketing, vendas e atendimento estão definidos e automatizados nas ferramentas existentes.
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Todas as ações da empresa são orientadas pelas informações que temos dos clientes, desde campanhas e comunicações, levando uma relação personalizada com o cliente.
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Todos sabem onde encontrar cada uma das principais informações, bem como seus respectivos responsáveis por elas. As fontes de dados estão documentadas e disponíveis para acesso.
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As políticas, processos e estrutura organizacional para apoiar o gerenciamento de dados corporativos são eficazes e estão alinhados às leis vigentes de LGPD, compliance e segurança.
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Os dados são confiáveis e não geram questionamentos nas reuniões entre departamentos.
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As decisões da empresa normalmente são assertivas, pois sempre são tomadas a partir de uma correta interpretação dos dados.
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Todos os principais processos são automatizados e integrados em sistemas inteligentes, de forma que as informações auxiliam a tomada de decisão.
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A empresa possui um Centro de Excelência Operacional, que mantém os robôs e processos automatizados em pleno funcionamento, atendendo as necessidades emergentes do negócio e alinhado com as demandas sem perder a governança.
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O gerenciamento das integrações de sistemas é feito através de APIs para disponibilizar dados para clientes, fornecedores, mercados e conectar sistemas internos e externos com objetivo de ganhar escala e governança.
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As áreas de negócios têm autonomia para criar aplicativos através de plataformas Low-Code/No-Code para entregar soluções rápidas e eficientes.
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Tenho conhecimento profundo do conceito de Cloud Strategy e já participei de definição de estratégia de adoção de computação na nuvem.
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Temos uma estratégia clara de adoção de serviços na nuvem com o objetivo de reduzir nossos investimentos em Ativos (CAPEX) e transformá-los em Despesas Operacionais (OPEX).
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Nossa política de aquisição de plataformas tecnológicas para a Digital Transformation são preferencialmente serviços em nuvem e os investimentos em aquisição de servidores e softwares são somente para manter as soluções existentes.
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Adotamos práticas de FinOps para entender os custos e ter controle e previsibilidade dos serviços em nuvem.
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Existe uma consciência clara dentro da empresa de que Digital Transformation é uma jornada e não um destino.
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A área de tecnologia da empresa é capaz de atender as demandas das áreas de negócios com agilidade e rapidez, ajudando no atingimento das metas aplicando tecnologia.
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Temos um mapeamento das necessidades das áreas de negócios e um roadmap de investimentos suficientes para entregar os resultados.
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A empresa possui uma equipe/pessoa dedicada à inovação, trazendo sempre provocações e novidades para as áreas de negócios com foco na entrega de resultados.
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